CorosCoro Padre Tomás de Borba

O Coro Padre Tomás de Borba, nome que adoptou a partir de 1990, em homenagem ao grande músico e pedagogo terceirense, Tomás de Borba, é um coro misto criado em 1981 por iniciativa da Academia Musical da Ilha Terceira com o objectivo de divulgar a música coral clássica e popular, nomeadamente a açoriana. Fez a sua primeira actuação em 22 de Julho de 1983 e desde então são inúmeros os concertos que realizou nos Açores, Madeira, continente português e estrangeiro – Canadá, Bélgica, Macau, Brasil, Espanha e Itália.

Do seu repertório constam peças de cariz popular, nomeadamente de folclore açoriano, de música sacra e clássica, portuguesa e estrangeira, e obras completas, onde se destacam as oratórias “A Crucificação” de John Stainer, “Oratória de Noel” de Camile Saint-Saens e “Jonas” de Giacomo Carissimi, o “Credo” de Vivaldi, “Missa em Es op. 107” de Anton Diabelli, “Te Deum Laudamus” de Luís Álvares Pinto e o “Te Deum para pequena orquestra” DGR 2, Nº 2 de Tomás de Borba, obra esta interpretada, aquando do 25º aniversário do Coro,em Dezembro de 2006, em Angra do Heroísmo.

Organiza, com regularidade, concertos em que actua a solo ou acompanhado de outros coros, orquestras, conjuntos de câmara e solistas, dos quais se destacam solistas do Teatro Nacional de S. Carlos, Elsa Saque, Eulália Mendes, Mário Silva e Alla Lanova; as orquestras do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo e o Conjunto de Câmara da AMIT; os organistas Antoine Sibertin Blanc, António Duarte, Olga Lysa, Gustav Van Manen e o pianista Grygory Grytsiouk.

Actuou em sessões solenes e concertos inaugurais, com destaque para a inauguração do órgão de tubos da Sé Catedral de Angra do Heroísmo e as celebrações do Dia de Portugal em 2003 e em Dezembro de 2008 participou a convite da Direcção Regional da Cultura na Cantata comemorativa dos 25 anos de Angra Património Mundial da autoria de Carlos Alberto Moniz. Tem colaborado regularmente com instituições públicas e privadas na realização de espectáculos.

Tem participado em Festivais e Encontros de Coros, sendo presença assídua no Encontro de Coros da Ilha Terceira, colaborando na sua organização e realizando intercâmbios com alguns dos coros convidados e outros. Gravou programas para a televisão e, em 1990, gravou uma faixa para o disco “Na Rota das Ilhas II”, e em 1999, quatro peças que integram o CD “Os Melhores Coros Amadores da Região – Açores”.

Em 1990 foi agraciado pela CASA DA CULTURA de Ponta Delgada com o DIPLOMA DE MÉRITO CULTURAL.

Criou, em Outubro de 2004, o Coro Juvenil da AMIT com o intuito de promover o enriquecimento cultural e musical dos jovens e incutir-lhes o prazer pela música de uma forma lúdica e dinâmica.

Teve como maestros Luísa Alcobia Leal, Luís Soares, Duarte Rosa e Anabela Mancebo a qual partilhou a direcção do Coro nos anos 2001 e 2002 com a actual maestrina Alla Lanova que é licenciada em canto lírico e professora de Canto a leccionar na Ilha Terceira desde o ano 2000.

Contacto

919243682
coroamit@sapo.pt

Maestrina

Alla Lanova

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.