FolcloresGrupo de Baile à Antiga do Posto Santo

O Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo teve início a 21 de março de 1981.
A ideia surge de um grupo de mulheres e homens que faziam parte da comissão fabriqueira da Igreja do Posto Santo com o intuito de angariar fundos para a reconstrução da Igreja que ficou danificada após o sismo de 1 de janeiro de 1980.

O primeiro presidente deste grupo foi o Senhor Manuel Pereira de Medeiros que desempenhou funções de presidente durante os três primeiros anos. Este senhor também fazia parte da comissão da Igreja e assumiu não só o papel de presidente do grupo como também de ensaiador.
Aquando da celebração dos 25 anos do Grupo, foram desenvolvidas, ao longo do ano, diversas atividades de interesse cultural divididas em cinco ciclos: o ciclo da matança, que pretendia demonstrar o ritual típico de uma matança de porco em casa; o ciclo do Espirito Santo com a reza do terço durante uma semana, o dia do enfeitar o bezerro, a coroação e a tradicional função; o ciclo de lavar a roupa, demonstrando nas pias, ainda existentes na freguesia, o lavar da roupa em outros tempos; o ciclo de cozer o pão, cumprindo com o processo de amassar e cozer os diversos tipos de pão (trigo, milho e massa sovada) em forno de lenha; e por último o ciclo da tourada, em que foi respeitado o protocolo desta festa desde a ida ao mato em carros de bois, o convívio no mato e a tradicional tourada realizada no Terreiro da freguesia. As comemorações oficiais terminaram com um festival, em agosto, integrado no COFIT – Festival Internacional de Folclore da ilha Terceira.

Alguns elementos do grupo de Baile à Antiga do Posto Santo juntaram-se e formaram um Rancho de Matanças. Este grupo tinha como objetivo e com o animar os desfiles etnográficos em que o grupo de Baile à Antiga do Posto Santo participava com a temática da Matança à antiga. Passado alguns anos o Rancho tornou-se num grupo independente e hoje em dia apenas um elemento participa nos dois grupos.

Contacto

violascpsb@gmail.com
Jerry Sousa: 911099339
jerrysousa83@gmail.com
Frank Bretão: 964623628
Márcio Mendes: 963577397
marcioterceira@gmail.com

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.