BandasMyrica Faya

Os Myrica Faya são um grupo musical da ilha Terceira formado por 5 elementos, nomeadamente, Bruno Bettencourt (viola-da-terra e voz), Cláudio Oliveira (contrabaixo e voz), Emílio Leal (piano, bouzouki, cavaquinho brasileiro e voz), Pedro Machado (guitarra, flauta e voz) e Ricardo Mourão (guitarra, percussões e voz). A sua apresentação pública ocorreu no dia 11 de Maio de 2013, na Academia das Artes e da Juventude da Ilha Terceira. Muitas foram as solicitações para que os Myrica Faya actuassem, tendo sido somadas 36 actuações nos mais diversos eventos, desde festas tradicionais a congressos internacionais, durante o seu primeiro ano. No dia 3 de Maio de 2014, no Auditório do Ramo Grande, ocorreu o espectáculo de lançamento do seu primeiro CD. O trabalho “Vir’ó Balho” conta com 12 temas tradicionais (re)arranjados. O espectáculo contou com os mais diversos convidados, destacando-se Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), Tertúlia Viola (Beja) e Luís Gil Bettencourt. Este foi o primeiro momento marcante do ano de 2014. Ao longo da temporada de espectáculos, outros momentos foram acontecendo. A 25 de Junho tocam, pela primeira vez, nas Sanjoaninas. A 11 de Julho deslocam-se à ilha de Santa Maria para se apresentarem no Festival Maia Folk. No mesmo mês, dia 25, participam no Festival Folk Celta de Ponte da Barca. Nesse mês actuam ainda na Tertúlia Castelense, na Maia. No dia 8 de Agosto dão um concerto nas Festas da Praia, tendo como convidado Sebastião Antunes. A 11 de Setembro, são convidados do programa “Viva a Música” da Antena 1, em directo do Teatro da Luz em Lisboa. A 11 de Outubro realizam um concerto em Angra do Heroísmo, no Teatro Angrense, (com Filipa Pais, Viviane e Ana Vieira), e a 2 de Novembro sobem ao palco do Auditório do Ramo Grande (com Aníbal Raposo, Luís Alberto Bettencourt, Luís Gil Bettencourt, Susana Coelho e Zeca Medeiros). Actuaram no palco do Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande, a 8 de Novembro. Apresentaram-se desta forma ao público micaelense e a todos aqueles que desde sempre também foram embalados pela música dos Açores. Contaram com a presença de convidados, como é seu hábito, nomeadamente Zeca Medeiros, Aníbal Raposo, Luís Alberto Bettencourt e Rafael Carvalho, nomes incontornáveis da música feita nos Açores e por todos reconhecidos. Culminam todo este ciclo de promoção do álbum “Vir’ó Balho” e, acima de tudo, da música e cultura açoriana, em Fevereiro de 2015, no Auditório de S. Roque do Pico e no Teatro Faialense.

Durante o ano de 2015 viram o seu álbum “Vir’ó Balho” ser incluído na lista dos 10 melhores álbuns editados em Portugal, durante 2014, na área da música folk/tradicional. Estiveram presentes entre outros, novamente no Festival Folk Celta, no Festival Flaviae Fest (Chaves), no Festival Arredas Folk Fest (Barcelos) e realizaram concertos nas ilhas de S. Jorge (Semana Cultural das Velas), S. Miguel (Festival Música no Colégio), Santa Maria (S. João) e Graciosa (Festas do Senhor Sto. Cristo).

Em 2016 lançaram o álbum “Do Cerne”. Neste segundo trabalho de estúdio, continuam a viajar pela música açoriana, desta vez através de temas menos conhecidos, mostrando assim um trabalho de pesquisa mais profundo. Neste trabalho é possível sentir todas as influências que o grupo absorveu durante dois anos viajando por lugares diferentes e compartilhando experiências com todo tipo de músicos. Desde então, continuaram a efectuar concertos em todo o país, tendo feito as suas primeiras aparições internacionais nos EUA e na Espanha. Em 2017 foi a vez do Canadá, destacando-se o concerto efectuado no emblemático “Small World Music Centre”. O ano de 2018 fica marcado, entre outros, por um concerto na ilha do Corvo que marca o facto da banda já ter realizado concertos em todas as ilhas açoriana. Em 2019 regressam aos EUA para participar no “Boston Portuguese Festival”. Neste momento estão nomeados para os International Portuguese Music Awards 2020 na categoria “Traditional” com o tema “As Palmas”. Encontram-se a trabalhar novos temas de forma a preparar um novo trabalho discográfico.

Contacto

E-mail: myrica.faya.azores@gmail.com
facebook.com/myrica.faya.azores
Bruno Bettencourt: 965559221
Cláudio Oliveira: 969202714