OrquestraOrquestra Angrajazz

A Orquestra Angrajazz (OAJ) é o projecto de formação da Associação Cultural Angrajazz. Foi constituída em Julho de 2002, tendo feito o seu concerto inaugural em Outubro deste ano no 4º Festival Angrajazz. Desde o seu início, tem a direcção musical dos músicos e professores Claus Nymark e Pedro Moreira, e é composta, na sua grande maioria, por músicos terceirenses. Em 2006 lançou o CD “Orquestra Angrajazz com Paula Oliveira”.

Ao longo da sua existência a OAJ tem levado a efeito sessões de trabalho mensais com os seus diretores musicais, e também com os músicos convidados para com ela tocarem no Festival, assumindo-se assim como a principal “escola” de formação de músicos de jazz na Região.

Em 2015 participou no programa de animação cultural “Lisboa na Rua”, coproduzido pela EGEAC/Cultura em Lisboa e pelo Hot Clube de Portugal, integrando o ciclo “A Arte da Big Band – 5 Orquestras de Jazz”. Neste ciclo, participaram ainda a Big Band de Jazz do Município da Nazaré, a Thoneline Orchestra – Alemanha, a LUME – Lisbon Underground Music Ensemble e a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal.

Em 2016, no18º Angrajazz, a Orquestra interpretou na íntegra, pela primeira vez em Portugal, The Far East Suite do grande Duke Ellington, tendo como convidados o clarinetista Paulo Gaspar e o saxofonista Ricardo Toscano. Em 2017 tocou, com grande sucesso, este programa no Teatro Micaelense (Ponta Delgada) e no Teatro Baltazar Diaz (Funchal-Madeira). Também em 2017 deu dois concertos com o coro Pactis, apresentando temas das Andrew Sisters nas duas cidades da ilha Terceira.

Em Agosto de 2018 actuou na cidade da Horta durante os festejos da “Semana do Mar”. Em Outubro de 2018, no 20º Angrajazz apresentou o seu segundo CD – “Angrajazz”-, constituído por arranjos de temas tradicionais da Ilha Terceira e peças inéditas dos músicos e compositores de jazz, Mário Laginha, Pedro Moreira, Zé Eduardo, Carlos Azevedo (portugueses), Claus NymarK (dinamarquês) e Jesus Santandreu (espanhol), encomendadas e escritas especialmente para esta Orquestra.

Tocou com grandes músicos portugueses como Paula Oliveira, Mário Laginha, Zé Eduardo, Afonso Pais, Mário Barreiros, Hugo Alves, Luís Cunha, Gonçalo Marques, Paulo Gaspar e Ricardo Toscano. Para além de inúmeros concertos na ilha Terceira já se apresentou por cinco vezes em Lisboa, por duas vezes no Funchal, e nas ilhas de S. Jorge, S. Miguel, Graciosa e Faial.

A OAJ reside na cidade de Angra do Heroísmo, contando desde a sua criação com o apoio da respetiva Câmara Municipal.

Contacto

info@angrajazz.com
www.angrajaz.com

Rui Borba
918 475 626
ruihborba@hotmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.