MúsicoRuben Bettencourt

Ruben Bettencourt é considerado por críticos da especialidade e amantes da música geral, como um dos melhores guitarrista clássicos da sua geração. É um daqueles casos nacionais onde lhe tem sido atribuído adjetivos raros por nomes tão aclamados, como António Chagas Rosa, Jeffrey Mcfadden, e até mesmo um dos mais reconhecidos contratenores de ópera da atualidade, Daniel Taylor, que o descrevem (…) como guitarrista solista que as suas capacidades técnicas, sensibilidade artística e inteligência musical (…) me impressionaram como raramente aconteceu ao longo de uma vida de docência. (…)”, “(…) (Ruben) é sem sombra de dúvida um dos mais talentosos jovens guitarristas da sua geração” e um artista convincente! Presenciei o seu talento extraordinário e inato durante o seu memorável concerto no Toronto’s Walter Hall (…)”.

É vencedor de 24 prémios em concursos internacionais, detentor do recorde em Portugal de 6 prémios num só ano (2012), palcos pisados em quase duas dezenas de países, entre Europa, África e América do Norte e por festivais internacionais, quer a solo ou com orquestra, como “Festival de Guitarra de Larache” (Marrocos – 2012), “XIII Certamen Julian Arcas” (Espanha – 2013), Festival de Guitarra de Santo Tirso (2014), “Dia de Portugal” (San José, USA – 2014), e ainda em Maio do ano passado (2019), apresentou-se num dos festivais mais prestigiados do mundo, “Istanbul Guitar Festival” na Turquia, onde partilhou o palco com um dos nomes mais célebres do meio, Marcin Dylla.

Reputado pelas dedicatórias para estreia mundial de Castro, Ávila, Figueiredo, Vassiliev, Raseta, Duplessy, Iannarelli, Tse, Kuhar, prestando mais de 500 notícias a todo o media nacional e destaques no Jornal de Notícias, Público, e como “Português da Semana” no Jornal “Correio da Manhã” a partilhar histórias de quem um dia já vingou.

Foram-lhe atribuídas as notas máximas na licenciatura e mestrado, quer seja na Universidade de Aveiro, ou numa das melhores escolas de música do Mundo, Conservatório Maastricht (Holanda) ao lado de Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho e Carlo Marchione. Tem-se apresentado em salas reconhecidas um pouco por todo o país, com destaques para Salão Nobre da Assembleia da República, e Sala “Luís Freitas Branco” do famoso Centro Cultural de Belém (CCB).

É apoiado por várias parceiros com D’Ornellas Boots, Romeu Bettencourt Jewellery, Officina do Homem, Guitarplayernails.com, Best Of Health Club Center, Tânia Rocha Nutricionista.

Ávido nas redes sociais, é procurado para lecionar não só em festivais de prestígio, mas também online, o qual tem uma classe apenas de alunos internacionais premiados que o procuram para aprender com este a mestria de tocar a guitarra clássica.

No presente ano, lança a sua linha de joalharia pessoal, “Signature Collection” juntamente com Romeu Bettencourt Jewellery. De personalidade audaz, este irá editar na íntegra o seu próprio trabalho discográfico “Lift Up Your Eyes”, e com vista a partilhar o seu conhecimento à nova geração, criou no Youtube um vídeo-series intitulado “GuitarViral”.

Contacto

rubenbettencourt.com

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.