FilarmónicasSociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas

A Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, mais comummente denominada de Recreio dos Artistas, foi fundada a 16 de julho de 1877, no Dia de Nossa Senhora do Carmo, sua padroeira. Conta com 141 anos de existência.

Os objetivos que orientaram a sua criação defiram-se na intervenção na área musical, de instrução e recreio. Por isso, a sua ação durante anos diversificou-se desde a Escola de Música à Educação Primária, à Tauromaquia Ginástica, ao Teatro, ao Cinema, ao Folclore, Grupo Coral, Jogos de Mesa, Bailes, etc.

No entanto, ao longo da última década, a atividade da Sociedade, que comporta quatro áreas de ação (social, musical, teatral e cinematográfica), tem estado reduzida à sua Filarmónica, mercê da época de crise financeira e de associativismo que Portugal recentemente atravessou.

O momento mais crítico da sua existência foi após o sismo de 1980, que destruiu por completo a sede social, que após rápida reconstrução reabriu aos seus associados a 16 de Julho de 1985, sendo-lhe atribuído pelo Presidente da República o título de “Membro Honorário da Ordem de Benemerência” e considerada pelo Presidente do Governo Regional “Pessoa Coletiva de Utilidade Pública”

Conta no seu historial deslocações às ilhas de São Miguel, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. A convite da Academia de Música Eborense, participou no III Encontro Nacional de Bandas Civis de Évora, no ano de 1991. Em 1992, a convite da Casa dos Açores de Lisboa, abrilhantou as Festas do Espírito Santo na Costa da Caparica – Lisboa. Em 2000 e 2002 participou na Semana Gastronómica de Machico, na Ilha da Madeira.

A 20 de Janeiro de 2018 foi eleita uma nova Direção da Recreio dos Artistas, a qual tem como objeto central a revalorização, recuperação e otimização da sua Filarmónica, sendo seguida de perto pela melhoria da Sala de Cinema, para Cinema e Artes de Palco em geral, e melhoria geral do edifício.

A Recreio dos Artistas tem como visão proporcionar aos seus sócios e seus familiares, bem como à população em geral, uma cultura de excelência, apostando nos jovens e assumidos valores da cidade de Angra, e da ilha em geral, promovendo na sua casa os mais variados tipos de espetáculos, exposições, teatro, música, fotografia, artes plásticas, entre outras atividades.

A música tem o lugar cimeiro nesta Sociedade, sendo a sua Filarmónica o seu expoente máximo.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.