FilarmónicasSociedade Filarmónica Recreio Serretense

Data de Criação: 4 de dezembro de 1873
Página Internet: https://www.facebook.com/Sociedade-Filarmónica-Recreio-Serretense
Maestro: João Marcelino Alves Costa (desde 1994)
Conta atualmente com cerca de 50 músicos, homens e mulheres, entre os 10 e os 70 anos de idade.

TRABALHOS EDITADOS Áudio (CD):
Sociedade Filarmónica Recreio Serretense (2007). Comemorações do 134.º Aniversário. (CD-ROM). Luís Saial – SPA, ilha Terceira.
Sociedade Filarmónica Recreio Serretense (2010). Pasodobles. (CD-ROM). Luís Saial – SPA, ilha Terceira.

Pequena resenha histórica:
A Sociedade Filarmónica Recreio Serretense, fundada em 1873 é a mais antiga em atividade na Ilha Terceira. Teve como regentes:

  • Desde a sua fundação e até 1905, Francisco Sousa Cota;
  • De 1906 a 1958, José de Sousa Diniz;
  • De 1958 a 1990, Manuel Gonçalves Duarte;
  • A partir desta data, José Caetano Martins assumiu algumas vezes as funções de regente, para, em 1994, esta função ser assumida pelo atual regente João Marcelino Alves Costa.

É uma filarmónica que se manteve em atividade ao longo da sua existência, participando em várias festividades, nomeadamente, festas em louvor do Divino Espírito Santo, procissões, concertos, touradas de praça e marchas de São João. Participou com alguns dos seus músicos em grupos de teatro que ao longo dos anos se formaram na freguesia, nas danças e bailinhos de Carnaval, tanto na Serreta como nas freguesias vizinhas das Doze Ribeiras e Raminho, abrilhantando durante vários anos, as festas daquelas freguesias.
Em 2002, a SFRS fez um intercâmbio com a Filarmónica de Feteira da ilha do Faial, tendo-se deslocado àquela ilha no mês de agosto e recebido aquela filarmónica, em setembro. Um marco histórico, pois delineou a primeira de várias atuações da banda fora da Ilha Terceira.
Em setembro de 2005, recebeu na sua sede, a Filarmónica Lusitana de Estremoz, a mais antiga de Portugal, durante as festividades de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta. No ano seguinte, de 31 de agosto a 04 de setembro deslocou-se a Estremoz, no âmbito do intercâmbio com a mesma.
Sendo a vontade dos seus músicos fazer um registo áudio do seu trabalho, em outubro de 2007, foi efetuada a gravação do primeiro CD no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com o objetivo de fazer o seu lançamento aquando das comemorações do 134º aniversário, no mês de dezembro de 2007.
Em setembro de 2009 esta filarmónica deslocou-se novamente ao Continente Português, desta vez à terra dos toiros: ALCOCHETE.
Como vem sendo hábito desde 2004, tem sido convidada para abrilhantar as corridas de toiros de praça consideradas das melhores do país, inseridas nas festas Sanjoaninas de Angra do Heroísmo, além de participações em festivais de Capinhas, o que muito nos honra.
Dois anos após a gravação do primeiro CD e sendo esta ilha aficionada da festa brava, a Sociedade Filarmónica Recreio Serretense achou por bem fazer novo registo áudio, desta apenas com pasodobles, trabalho efetuado no auditório da Escola Padre Tomás de Borba no final de novembro de 2009.
No mês de maio de 2011 deslocou-se uma vez mais ao continente para abrilhantar uma corrida de toiros na mais prestigiada praça do país, o Campo Pequeno, a 19 de maio do corrente ano, tornando-se, assim, na primeira Filarmónica dos Açores a atuar neste palco.
Em 2011, participou pela primeira vez no 1º Festival de Bandas Filarmónicas organizado pela Associação Cultural do Porto Judeu, onde realizou um concerto.
No mesmo ano realizou um convívio com a Banda de Alcochete, aquando da sua vinda às festas Sanjoaninas no Concelho de Angra do Heroísmo. Foi nesse mesmo ano que o trompetista da Banda de Alcochete e amigo da nossa casa José Manuel Raminhos, compôs um pasodoble para a banda, intitulado Banda da Serreta, que foi estreado no concerto da filarmónica, nas festas de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta.
Em julho de 2013, deslocou-se novamente à ilha do Faial, para participar no Festival de Bandas Centenárias dos Açores, organizado pela Filarmónica Artista Faialense, realizando um concerto e desfile.
No fim de semana 8 e 9 de novembro de 2014, participou no 1º Concurso de Bandas Filarmónicas da Ilha Terceira, organizado pela Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva, onde arrecadou o 3º lugar.
O músico e compositor Francisco Santos, compôs e dedicou à filarmónica uma marcha intitulada “A vós Serretenses” durante a sua colaboração como tubista.
A filarmónica tem vindo a participar no festival de bandas do Porto Judeu até à VIII edição realizada em 2019.

Contacto

295 906 466
sociedade.serreta@outlook.pt

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.