Artes plásticasMaria Paula de Sousa Reis

Maria Paula de Sousa Reis , nasceu a 27 de janeiro de 1959,na freguesia de S.Pedro da bela e nobre cidade de Angra do Heroísmo.

Estudou no colégio de Santa Clara até à quarta classe e depois no Liceu de Angra do Heroísmo. Cedo manifestou tendência para a área das Ciências, o compreender a vida, a evolução dos seres vivos e a razão desta Vida neste planeta Terra; a par disto sempre se lembra de ter um verdadeiro fascínio pelo cosmos, vida extra-terrestre, naves e satélites espaciais, manifestando, desde miúda, a vontade de ir explorar o Espaço com todos os seus mistérios.

Licenciou-se em Física e Química, no ramo educacional, na Faculdade de Ciências de Lisboa. Escolheu esta área da educação porque desde os tempos de Liceu gostava de ajudar e explicar aos colegas que tinham alguma dificuldade. Ser professora passou a ser também uma paixão de uma vida, já com trinta e tal anos de ensino, sente-se realizada e nunca se arrependeu da profissão que escolheu.

E, como na vida todos passamos por experiências menos boas, por razões de saúde, a Maria Paula teve de ficar sem trabalhar durante, bastante tempo, com uma doença do foro oncológico e também doenças dos pais, já idosos, que estão a seu cargo. Foi nesta altura da vida que se lembrou de começar a pintar, como terapia ocupacional. Começou a por nas telas o que lhe ia na alma, sentia-se muito bem e melhorou imenso o seu estado de espírito. Nunca teve aulas de pintura, nem tinha grande jeito para desenho, mas pintou em cerca de três meses mais de cem quadros que foi oferecendo a familiares a amigos mais próximos. Muitos a aconselharam a fazer uma exposição e ela, um dia pensou: porque não? Com muita humildade até gostava de partilhar as suas obras com a comunidade, afinal são os seus conterrâneos desta linda ilha da qual tanto gosta.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.