TeatroPedra-Mó

A actividade do Grupo tem influenciado culturalmente os Altares e outras localidades, tem colaborado com outros grupos e com diversas instituições, quer locais, quer em Angra e ainda noutras freguesias da Ilha Ter-ceira, sempre que lhe é solicitado.
Embora não de forma directa, por se entender que se trata duma manifestação que tem um carisma muito próprio, tem dado apoio, quando solicitado, às manifestações carna-valescas locais. Tem feito um esforço para, através de formação, servir o teatro cada vez com mais qualidade, sendo de realçar o empenho que tem vindo a ser feito para valorizar a sua componente técnica.
O Grupo está disponível para actuar em qualquer localidade da Ilha Terceira, dos Aço-res e no exterior.
Já actuou em todas as ilhas dos Açores com excepção do Corvo. Em Outubro de 2000 participou no Encontro Nacional de Teatro Amador, uma organização da INATEL, que se realizou na cidade de Coimbra, aproveitando também essa deslocação para se apre-sentar nos Concelhos de Gavião e Abrantes.
Em 2002 deslocou-se à cidade da Guarda, onde realizou dois espectáculos com as pe-ças UM DEUS DORMIU LÁ EM CASA e A RAPOSA E AS UVAS de Guilherme de Fi-gueiredo.
Nos dias de 8 e 9 de Maio de 2004 alguns elementos do Grupo deslocam-se a Fafe onde apresentou a peça O JARDIM DA RAZÃO e um recital de poesia de Benedita Stingl. Esta deslocação foi uma retribuição àquela escritora, face à disponibilidade que demonstrou ao aceitar escrever a peça O JARDIM DA RAZÃO propositadamente para as comemorações do nosso 25º. Aniversário. A este espectáculo assistiram 320 espectadores e a deslocação teve o apoio das Câmaras Municipais de Fafe e de Angra do Heroísmo e ainda da Junta de Freguesia dos Altares.
Em 6, 7 e 8 de Novembro de 2009, o Pedra-mó – grupo de teatro – participou em Beja, representação dos Açores, no Concurso Nacional de Teatro realizado pela INATEL, concurso esse que decorreu no teatro Pax Júlia.
A 31 de Agosto de 2013, e a convite da Comissão das Festas de Nossa Senhora de Lurdes dos Altares o cortejo de abertura das festas teve como tema o teatro e no desfile participaram 90 figurantes que fizeram desfilar grande parte do guarda-roupa usado nas peças encenadas pelo grupo nos seus 35 anos de existência. Como complemento foram representadas, no adro da igreja, as peças de Gil Vicente O Velho da Horta e O Monólogo do Vaqueiro, este representado pelo ator profissional Rui Quintas, convidado
para o efeito, bem como a atriz Carla Carreiro Mendes que apresentou o desfile.
Desde 2010 organiza a DarCena — Mosta de Teatro a Noroeste, com edições em 2010, 2011, 2013, 2015 e 2018.

Contacto

Casa do Povo dos Altares
Ao Lugar, nº.35
9700-301 ALTARES
pedramogrupodeteatro@sapo.pt
Patrícia Borges: 964410795

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.