FilarmónicasFilarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu

Em resultado da fusão de duas filarmónicas anteriormente existentes na freguesia, em Março de 2001 nasceu a Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu.
Na sua curta existência, esta tem abrilhantado festas religiosas e profanas, por toda a ilha, tendo-se deslocado também a São Jorge, Pico e São Miguel a convite de filarmónicas dessas ilhas. Participou também em diversos programas da RTP – Açores e da RDP Açores, com especial enfoque no programa Filarmonia.
Gravou um CD que foi lançado a 4 de Junho de 2005, intitulado “Sonho de Ilhéus”, contendo nove interpretações, registo discográfico que, no presente, espelha o seu trabalho e o fará perpetuar no futuro.
Em 2009 realizou um Concerto de Natal na Igreja Paroquial do Porto Judeu, iniciativa que desde então, se tem vindo a repetir anualmente, contando já com oito edições.
Em 2012 organizou, pela primeira vez, o Festival de Bandas Filarmónicas da Associação Cultural do Porto Judeu, em que participaram dezasseis Bandas, e onde também funcionaram diversos “Workshops” para os músicos das Bandas participantes. A iniciativa repetiu-se nos anos seguintes e atualmente a filarmónica leva a efeito a sexta edição deste festival, o qual conta novamente com a adesão da maioria das filarmónicas da Terceira.
Também em 2012, organizou um fim-de-semana de estágio para os seus elementos, o qual terminou com um concerto na Auditório do Ramo Grande. À semelhança do festival, esta iniciativa repete-se anualmente.
Em Novembro de 2014, participou no I Concurso de Filarmónicas da ilha Terceira, organizado pela filarmónica da Agualva, obtendo os prémios de Melhor Solista, Melhor Peça de Cariz Taurino, Melhor Peça de Concerto e Melhor Banda. Em 2015, o evento repetiu-se, e a filarmónica obteve os prémios de Melhor Marcha Grave, Melhor Peça de Cariz Taurino, Melhor Peça de Concerto e Melhor Banda. No ano 2016, participou no concurso, como banda convidada.
José João Dinis da Silva foi o seu primeiro Maestro. É um músico oriundo desta freguesia, professor no Conservatório Regional, com provas dadas, tanto na execução de diversos instrumentos musicais, como no campo da composição, e conta com um imenso curriculum que foi adquirindo, no decurso da sua vivência de dedicação à música.
Desde 2008, a filarmónica é dirigida por outro filho do Porto Judeu, Francisco Rocha, também ele formado no Conservatório de Angra do Heroísmo, onde já lecionou. Sob a sua direção tem funcionado anualmente uma Escola de Música que tem vindo todos os anos a colocar na Banda um leque de jovens músicos. Neste momento, o maestro encontra-se empenhado em, paulatinamente, ir consolidando uma gradual mas significativa renovação de reportório tendo sempre em linha de conta uma rica variedade de estilos musicais.

Contacto

967 391 938
acportojudeu@gmail.com

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.