FilarmónicasGrupo Filarmónico Nossa Senhora das Mercês da Casa do Povo da Feteira

A fundação do Grupo Filarmónico Nossa Senhora das Mercês da Casa do Povo da Feteira aconteceu a 4 de Fevereiro de 1984, por intervenção direta da Junta de Freguesia da Feteira, a qual, posteriormente integrou o Grupo Filarmónico na Casa do Povo.
No entanto, a sua primeira atuação pública só se tornou realidade no dia 27 de Julho de 1986, coincidindo com a inauguração da reconstrução da Igreja Paroquial da freguesia.
Este Grupo Filarmónico inicialmente teve como Presidente, o Senhor Francisco Rocha Pereira, então, presidente da Junta de Freguesia daquela época. Os primeiros maestros foram os senhores Fernando Ávila e Durval Festas, e o primeiro professor da Escola de Música o senhor José Rocha Toste.
O Grupo Filarmónico da Feteira, para além de desfiles, tocatas e concertos realizados na ilha, já realizou algumas digressões, designadamente, em 1990 na época carnavalesca, acompanhando então, a Toronto no Canadá, a Dança de Carnaval “Frei Luís de Sousa”.
Em 1993, viajaram novamente até ao Canadá, desta feita, a Montreal, onde foram convidados de honra para participar nas Festas de Hochelage, em louvor do Divino Espírito Santo.
Nesse mesmo ano também participaram na Festa do Emigrante, nas Lajes das Flores assim como nas Festas de São Mateus da Praia da Graciosa.
Mais recentemente, em 2015, acompanhou a Marcha “Feteira Continua em Festa” à ilha da Graciosa, contributo importante para o incentivo dos músicos desta coletividade.
Em julho de 2016, iniciou um intercâmbio cultural com a Filarmónica Minerva de Ginetes, promovendo a troca de conhecimentos e experiências musicais entre ambas as bandas, culminando com a sua deslocação à ilha de São Miguel, freguesia dos Ginetes, em Agosto de 2017, onde participou nas festividades do 111º aniversário da Filarmónica Minerva de Ginetes.
Em 2018, organizou o I Acantonamento Musical – MÚSICA COM SOL, projeto musical que assenta num acantonamento musical, em que os músicos e formandos da escola de formação desta banda e outros músicos aderentes, possam passar um fim-de-semana numa casa, onde possam estar completamente dedicados à música, trabalhar aspetos técnicos, trabalhar um reportório e apresentá-lo à comunidade no final do evento, em forma de concerto de final de estágio.
Em 2019, participou na gravação do Hino Um dia pela Vida, “Uma Vida Vivida”, em conjunto com o grupo “Pó de Palco”.
Em junho de 2019, recebeu a Filarmónica da Sociedade Lírica Moitense, da Moita dos Ferreiros, conselho da Lourinhã, dando início a mais um intercâmbio cultural.
Ainda em 2019, organizou o II Estágio Musical que aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de outubro, culminando com um concerto na Igreja da Misericórdia de Angra do Heroísmo.
Atualmente, o grupo filarmónico é constituído por cerca de 40 elementos e tem como maestro e diretor artístico, Fábio Coelho, desde 18 de Julho de 2014.
Presentemente, conta com uma escola de formação organizada, nomeadamente, aulas de iniciação à música (formação musical e solfejo) e aulas de prática instrumental de palhetas, flautas, bocais e percussão, contando com cerca de 12 alunos em formação.

Contacto

926 371 936
grupo.filarmonico.feteira@gmail.com

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.