FilarmónicasFilarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras

Fundada a 6 de agosto de 1988, a Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras tem-se empenhado na melhoria da sua qualidade musical, tendo já recebido um voto de louvor da Junta de Freguesia das Doze Ribeiras, em reconhecimento do seu progresso. Desde a sua fundação que promove e dignifica a sua comunidade, com participações em Touradas de Praça, presenças nas Sanjoaninas e Festas da Praia, em Organizações das Câmaras Municipais e em Festivais de Bandas.

Entre as deslocações da banda contam-se participações em Feiras Taurinas (na Graciosa e em S. Jorge) bem como apresentações nas ilhas do Pico e S. Miguel.

Em 2010, organizou a comemoração dos 30 anos de Carreira do Maestro Durval Festa, em colaboração com diversas instituições parceiras.

Em 2011, participou num espetáculo de fados, marcado pela interação entre músicos da banda e o grupo “Fado Madrinho”, em três fados orquestrados pelo maestro Durval Festa. Ainda nesse ano, a filarmónica das Doze Ribeiras homenageou o Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense com um pasodoble original, da autoria de Durval Festa.

Em dezembro de 2012, aquando das comemorações do 25.º aniversário, a filarmónica gravou o seu primeiro registo discográfico que foi apresentado pelo maestro Marco Torre.

Em 2013 estreou o seu Grupo de Comédia e Ato de Variedades, grupo esse que este ano tem em cena o seu terceiro trabalho.

Em 2015, a banda saiu pela primeira vez do arquipélago em intercâmbio com a Banda Recreativa União Pinheirense (Albergaria-a-Velha)

Em 2017, realizou um intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Alcácer do Sal).

No ano de 2018, por alusão às Comemorações dos 30 anos, a banda iniciou um novo registo discográfico com a particularidade de ter apenas temas de compositores açorianos (temas originais e arranjos originais de temas conhecidos), encomendados propositadamente para a efeméride.

A dirigir a filarmónica contam-se, até à data, quatro maestros: Manuel Isaac Fagundes foi o fundador, seguindo-se-lhe Henrique Manuel Ricardo e Henrique Serca.

Atualmente, dirige a banda e tem a seu cargo a escola de música, o maestro Durval Festa, que tem pugnado pela qualidade e inovação do trabalho desenvolvido na Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras.

Manuel Isaac Fagundes, foi o maestro fundador, seguiram-se os maestros Henrique Ricardo e Henrique Serca. A escola de música da Filarmónica, também fundada por Manuel Isaac Fagundes, está atualmente a cargo de Durval Festa.

Contacto

Daniel Vieira – 966188688
Vanessa Dias – 968534969
sfrainhasantaisabel@hotmail.com

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.