OrquestraOrquestra de Sopros da Ilha Terceira

A Orquestra de Sopros da Ilha Terceira (OSIT) é composta por cinquenta elementos oriundos das bandas filarmónicas, alunos e professores do Conservatório, e de outros agrupamentos musicais.
Neste momento é uma orquestra amadora, que como o próprio nome indica, ama a música e foi essencialmente por esse facto que surgiu. Foi criada por um pequeno grupo de amigos/professores do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, no final do ano de 2012, com o objetivo de elevar o nível musical da ilha Terceira. Sabendo da qualidade de muitos músicos desta ilha, mas reconhecendo a sua dispersão, entendeu-se que uma forma muito interessante de rentabilizar esses talentos seria formar um grupo onde se pudesse fazer música com qualidade.
Passados alguns anos e fazendo um balanço, o saldo é claramente positivo. A convite do Município de Angra do Heroísmo, a orquestra tem sido presença habitual nos festividades do Natal e Ano Novo, no entanto, muitas têm sido as solicitações e parcerias com outras instituições culturais que resultaram em grandes concertos. Foram os casos do Coro Tibério Franco, Coro Pactis, Coro AMIT, Coro Allegro, da Banda Militar dos Açores, Neptuna e Banda de rock RAM. A OSIT tem sido convidada para diversos eventos culturais da Terceira e São Miguel, destacando-se, em 2016, a presença no prestigiado Festival \”Música no Colégio\” na cidade de Ponta Delgada, a visita do Primeiro-ministro da Republica Popular da China à ilha Terceira e mais recentemente, um Concerto que ficará na memória de todos, na cidade de Viseu, no ano em que esta foi eleita a \”Cidade Europeia da Cultura\”, demonstrando ser um projeto consolidado, em que as entidades confiam, com vitalidade e que dá garantias de futuro.
O facto de fazerem parte da Orquestra alguns professores do conservatório, como por exemplo, Antonella Barletta (percussão e piano), Antero Ávila (maestro titular), Edgar Marques (trompa), Ema Gonçalves (clarinete), Leonardo Marques (clarinete), Miguel Moutinho (trombone), Paulo Borges (trompete) e Taras Poustovgar (clarinete) é uma mais-valia, pois são uma preciosa ajuda na formação e consecutiva evolução dos seus músicos.
Desta forma pretende-se que seja um meio de formação, um exemplo a seguir e um incentivo a todos os músicos que tenham vontade de evoluir.

Contacto

Roberto Rosa
968843099
osit@sapo.pt
robertopcrosa@gmail.com
Rua do Alecrim 35, 9760-410 Praia da Vitória
facebook.com/orquestradesoprosdailhaterceira

6,294 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.